Março Azul - Notícias

Artistas, cantores e outras personalidades alertam a população sobre a importância de se conscientizar sobre o câncer de intestino

Publicado em 27 de março de 2024
Artistas, cantores e outras personalidades alertam a população sobre a importância de se conscientizar sobre o câncer de intestino

Em 2024, a Campanha Nacional Março Azul, organizada pelas Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP), juntamente com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), até o momento, conta com o apoio de 16 personalidades. Eles são celebridades que emprestam sua imagem e voz para o esforço de conscientização na luta contra o câncer de intestino.

Já gravaram vídeos com alertas sobre a conscientização e prevenção do câncer de intestino nomes como Amanda Meirelles (médica e campeã do BBB23), Bia Suzuki (paciente de câncer de intestino em remissão), Carmo Dalla Vecchia (ator), Chambinho do Acordeon (sanfoneiro, cantor e ator), Claudio Lins (ator e cantor), Leonardo (cantor), Luiz Esteves (jornalista e apresentador), Marcos (ex-goleiro e campeão da Copa do Mundo FIFA em 2022), Mozart Luna (jornalista), Mylena Ciribelli (jornalista e apresentadora), Nattanzinho (cantor e compositor), Raimundo Fagner (cantor e compositor), Roberto Martins Figueiredo – Dr. Bactéria (biomédico), Simone Tebet (ministra do Planejamento e Orçamento), Solange Almeida (cantora) e Taty Girl (cantora).

Em vídeos especialmente gravados para a iniciativa, eles alertam à população em geral para medidas simples, porém, que podem fazer a diferença para uma boa saúde. A médica e campeã do BBB 23 Amanda Meirelles alertou que o câncer de intestino é uma das doenças mais letais no Brasil.

A paciente de câncer de intestino em remissão Bia Suzuki contou a sua experiência com a doença. “Eu fui diagnosticada com câncer de intestino aos 25 anos e representando os pacientes, venho alertar toda a população da importância da prevenção e diagnóstico precoce”, afirmou.

Por sua vez, o ator Carmo Dalla Vecchia enfatizou a importância de se falar sobre saúde e para isso, o conhecimento é fundamental. “Março Azul é sobre informação, prevenção, cuidados, tratamentos e cura. Coloque o Março Azul no seu calendário. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em mais de 90%”. Ele fez dois convites, um para a tradicional mobilização de vestir azul, que nessa edição foi realizada no dia 15 de março, além de pedir no vídeo para que seguissem o perfil oficial da campanha no Instagram @campanhamarcoazul.

O sanfoneiro, cantor e ator Chambinho do Acordeon alertou para os exames preventivos. “Se você tem mais de 50 anos, procure um médico e informe-se”, disse. Essa opinião é compartilhada pelo ex-goleiro e campeão da Copa do Mundo da FIFA em 2022 Marcos que emendou: “Na vida, assim como no futebol, a gente precisa se defender para não perder uma partida. Neste Março Azul, dê prioridade ao que importa: cuide de você! Evite o câncer de intestino”, afirmou, cuja mensagem teve grande repercussão.

Outro que mandou o seu recado foi o ator e cantor Claudio Lins. Ele explicou que tem doenças que são silenciosas, se desenvolvem no seu corpo sem chamar atenção. Até que um dia, se revelam, às vezes de forma grave. Esse é o caso do câncer de intestino. “Felizmente é uma doença que pode ser controlada, sobretudo se tiver diagnóstico precoce. Da mesma forma, pode ser prevenida, com a adoção de algumas medidas simples, de autocuidado. Por isso, se você tem problemas intestinais com frequência, procure um médico para ver o que está acontecendo. Além disso, cuide de sua alimentação, pratique exercícios físicos e evite o cigarro e bebidas alcoólicas”, alertou.

Na mesma linha, a jornalista e apresentadora Mylena Ciribelli salientou que o câncer de intestino é uma doença silenciosa que atinge homens e mulheres, mesmo sem histórico na família. Mas que é totalmente prevenível. E falou sobre dois amigos que tiveram a doença.

Já o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, ressaltou as recomendações dos médicos. “Evite o consumo abusivo de carnes vermelhas ou processadas e valorize as frutas, os legumes e as verduras. Assim como eu, pratique atividades físicas regularmente. Isso ajuda a combater a obesidade, que é um importante fator de risco. Além disso, fique longe do cigarro e do excesso de bebidas alcoólicas”, afirmou. Para todos os apoiadores, essa parceria entre paciente e médico ajuda a identificar de forma precoce a doença, o que aumenta as chances de êxito em tratamentos.

Março Azul 2024 – O Março Azul é uma campanha dedicada a conscientizar a população sobre o câncer de intestino através do diagnóstico e tratamento precoces. Em 2024, a iniciativa tem como mote o slogan “Médico & Paciente – Parceria que salva! Vamos juntos evitar o câncer de intestino”.

Além dos depoimentos das celebridades, foram feitas reportagens e entrevistas com médicos especialistas, que mostraram aos brasileiros a importância da prevenção e dos cuidados regulares, além da distribuição de peças informativas sobre a doença. A iniciativa conta com o apoio institucional da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), além do apoio de diversas outras entidades médicas e instituições públicas e privadas.

Saiba mais sobre a campanha em https://www.marcoazul.org.br/

Assessorias de Imprensa:

Campanha Março Azul

[email protected]

Milton Júnior – (61) 99146-8892

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED

[email protected]

Milton Júnior – (61) 99146-8892

Realização
Apoio Institucional
Parceiros Oficiais