Matéria original em: ACONTECENDO AQUI
https://acontecendoaqui.com.br/propaganda/campanha-marco-azul-2023-conscientiza-a-populacao-sobre-o-cancer-de-intestino/
Uma verdadeira força-tarefa está mobilizada pela campanha Março Azul 2023 para chamar atenção da população sobre o câncer de intestino, uma doença que atinge 40 mil brasileiros por ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Serão 31 dias de informações e ações focadas em esclarecer os fatores de risco e alertar para os sintomas, pois o diagnóstico precoce oferece até 90% de chance de cura da doença.
A força-tarefa é composta por integrantes da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). Juntas, unem esforços para alertar a população, pois, com o envelhecimento, estima-se um aumento do número de mortalidade até 2025, sendo o de intestino o terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil, conforme registros do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Atualmente, de acordo com a Sobed, a chance de uma pessoa desenvolver a doença é da ordem de 4,3%, porém um dado é preocupante: 85% dos casos são diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental.
“O câncer de intestino ou colorretal é um tipo câncer prevenível, porque a gente consegue detectar lesões pré-cancerosas, os pólipos, que são retirados para não evoluiu para um câncer”, explica o médico endoscopista, gastroenterologista e atual presidente da Sobed-SC, Cesar Lazzarotto.
A campanha Março Azul é focada no cidadão, mas também visa sensibilizar profissionais da saúde, gestores públicos e tomadores de decisão sobre os riscos relacionados a essa doença e a necessidade de se facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento precoces para reduzir indicadores. Essa meta deve unir o sistema de saúde e entidades de especialidades médicas, com foco na qualidade de vida e saúde da população brasileira.