O câncer colorretal, também conhecido por câncer de colo e reto ou de intestino, é o terceiro tipo mais comum da doença no Brasil e é tema da campanha de conscientização Março Azul. Neste Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal, celebrado esta quinta-feira (27), a coluna explica como a alimentação saudável pode reduzir o risco de desenvolvimento da condição.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a patologia é caracterizada pelo surgimento de tumores malignos no cólon (parte do intestino grosso), no reto (localizado ao fim do intestino grosso, antes do ânus) ou no ânus. No País, a instituição estima que mais de 45,6 mil novos casos devem surgir somente neste ano, e a probabilidade de óbito prematuro entre pessoas de 30 a 69 anos pode aumentar em 10% até 2030.
Diante deste cenário, a campanha Março Azul visa prevenir o surgimento e a mortalidades de câncer colorretal, através da conscientização sobre a condição e a importância do diagnóstico precoce. A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva do Ceará (Sobed-CE) explica que a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos, como a colonoscopia, são essenciais para reduzir os índices da doença.
Alguns costumes e histórico médico podem aumentar as chances para a condição. São exemplos desses: fumar, consumir bebidas alcoólicas, não praticar exercício físico regularmente, obesidade, ter idade superior a 50 anos e histórico familiar da doença ou já ter tido câncer (ovário, útero ou mama).
A nutricionista Emanuela Catunda, coordenadora técnica do Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região (CRN-11), destaca que uma alimentação rica em carnes embutidas, ultraprocessados e gorduras saturadas também contribui para o surgimento da doença.
A nutrição tem um papel essencial na prevenção do câncer de intestino. Adotar uma dieta baseada em alimentos naturais, rica em fibras e nutrientes essenciais, pode reduzir significativamente os riscos da doença, reforçando a saúde intestinal e prevenindo processos inflamatórios que favorecem o surgimento do câncer.”Emanuela Catunda
Nutricionista
Texto originalmente publicado em:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/carol-melo/marco-azul-veja-alimentos-que-podem-ajudar-a-evitar-o-cancer-colorretal-1.3634214