Matéria completa em: http://informativotrtms.blogspot.com/search?updated-max=2023-03-03T15:33:00-04:00
Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS) aderiu à campanha Março Azul, que trata de ações de conscientização para a prevenção do câncer de intestino. A mobilização é uma realização das Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva e de Coloproctologia, além da Federação Brasileira de Gastroenterologia, com apoio de diversas entidades.
A campanha busca sensibilizar profissionais da saúde, gestores públicos e tomadores de decisão sobre os riscos relacionados a essa doença e a necessidade de se facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento precoce. A meta é unir o sistema de saúde e entidades de especialidades médicas, com foco na qualidade de vida e saúde da população.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima o surgimento de 45.630 novos casos de câncer de intestino ou câncer colorretal, no Brasil para o triênio de 2023 a 2025. Segundo o INCA, o risco estimado é de 21,10 casos por 100 mil habitantes: sendo 21.970 casos entre os homens e 23.660 casos entre as mulheres.
Considerando que o câncer de intestino é uma doença prevenível e com alta probabilidade de cura em caso de diagnóstico precoce, a mobilização pelo Março Azul recomenda que a população mantenha hábitos saudáveis e evite o tabagismo, uma dieta pobre em fibras, o alcoolismo, a obesidade, o sedentarismo, além do consumo excessivo de carnes vermelhas.
Cuide-se e ajude o próximo. Compartilhe essa informação!