A ação faz parte da campanha nacional Março Azul voltada à conscientização sobre esse tipo de câncer e está sendo realizada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de apoio voluntários. Além de atender à demanda da população e desafogar a fila do SUS, a iniciativa chama a atenção para necessidade de discutir políticas públicas para o diagnóstico precoce
De 11 a 17 de março, a cidade de Óbidos, no Oeste do Pará, às margens do rio Amazonas, receberá 29 médicos, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de apoio, voluntários da campanha nacional Março Azul, de conscientização sobre o câncer colorretal. Participam da ação as Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (SOBED) e de Coloproctologia (SBCP), além da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e a ONG Zoé.
Nesse período, os voluntários da campanha realizarão cerca de 460 colonoscopias, exame que pode diagnosticar um câncer de intestino e, ainda mais importante, evitar que ele se desenvolva. O total de colonoscopias inclui o atendimento das pessoas que passaram pela triagem da ação e de cerca de 60 pacientes que estavam à espera do exame na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre todos os tipos de doenças oncológicas o câncer de intestino é o único que pode ser considerado evitável. “Isso porque no exame de colonoscopia, os pólipos encontrados têm potencial para se transformar em um tumor maligno. Ao retirarmos o pólipo durante o exame evitamos um futuro câncer no paciente. Portanto, faz todo sentido discutir a possibilidade de fazer do rastreamento do câncer colorretal uma política pública de saúde”, afirma o coordenador da campanha nacional pelas sociedades e presidente da ONG Zoé, Marcelo Averbach.
Além disso, projeções do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer colorretal, ou de intestino, deverá apresentar maior aumento de risco de óbitos prematuros para homens e mulheres até 2030, no Brasil, de cerca de 10%. Por regiões, o Norte deve mostrar o maior aumento (52%) entre os homens, seguido pelo Nordeste (37%), Centro-Oeste (19,3%), Sul (13,2%) e Sudeste (4,5%).
Entre as mulheres, o Nordeste lidera, com projeção de expansão de 38%, seguido por Sudeste (7,3%), Norte (2,8%), Centro-Oeste (2,4%) e Sul (0,8%). Além disso, a ação ganha ainda mais relevância diante do cenário do Pará. O estado está entre os três do país com menor número de médicos por 1 mil habitantes: Pará e Amapá, apresentam 1,2 médico por 1 mil habitantes e o Maranhão, 1,1.
EXPEDIÇÃO EM ÓBIDOS – A realização das colonoscopias corresponde à terceira etapa da ação em Óbidos, que teve início no começo deste ano, com a conscientização do público-alvo, formado pelos 7 mil habitantes do município com idades entre 50 e 70 anos, sobre a importância do rastreamento do câncer de intestino. A segunda etapa foi a triagem, realizada por meio do exame de sangue oculto nas fezes, feitos com o kits doados pela Labtest, e a seleção dos pacientes positivados para o exame de colonoscopia. Esses procedimentos serão realizados no Hospital Dom Floriano na Providência de Deus e no barco hospital Papa Francisco, que permanecerá ancorado em Óbidos.
Outras empresas contribuíram com empréstimo de equipamentos, doação de acessórios e demais recursos necessários. Entre os principais patrocinadores estão Boston Scientific Brasil, Hospital Sirio-Libanês e Pentax Medical Brasil. Além disso, a ação contou com apoiadores, como a Associação Médica da Goiás, Hospitais das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, FCardoso & Cia/Shopping da Saúde, Microtech, Lyncx Medical, Steris Endoscopy e CNPH- Comércio Nacional de Produtos Hospitalares.
Em todas essas etapas, o papel da enfermagem e dos agentes comunitários de saúde locais foi fundamental. “O número de colonoscopias agendadas superou nossas expectativas, demonstrando o ótimo trabalho realizado por esses profissionais em prol da adesão da população ao programa de rastreamento e o engajamento da Secretaria Municipal de Saúde ao projeto”, afirma Averbach.
Em termos de infraestrutura para atender a demanda de colonoscopias, os profissionais de saúde contam com cinco torres e 10 colonoscópios, obtidos por meio de empréstimos; acessórios utilizados nos procedimentos, que foram doados. Todos esses itens foram transportados de São Paulo. Além das colonoscopias, serão oferecidos atendimentos gastroclínicos e exames de endoscopia alta e ultrassom no barco hospital Papa Francisco.
“A expectativa que nós temos é que o sucesso dessa campanha, com resultados expressivos, possa sensibilizar nossos governantes para que finalmente a gente possa implementar o programa nacional de rastreamento do câncer de intestino”, ressalta o presidente da SBCP, Helio Moreira.
MARÇO AZUL 2024 – A Campanha deste ano é dedicada à conscientização sobre o câncer de intestino e está disponível no site www.marcoazul.org.br. O portal oferece uma série de informações sobre a doença, incluindo métodos de prevenção, fatores de risco, diagnóstico e opções de tratamento. A iniciativa conta com o apoio institucional da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), além do endosso de diversas outras entidades.
Para ampliar o alcance e a visibilidade da campanha, monumentos em vários estados brasileiros estão sendo iluminados de azul durante o mês de março, simbolizando a luta contra o câncer de intestino e incentivando a população a adotar medidas preventivas. O slogan da campanha deste ano busca transmitir uma mensagem clara sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, sublinhando a relação de confiança entre médico e paciente como fundamental para a detecção eficaz da doença.
Em edições anteriores, a campanha alcançou um público estimado em 93 milhões de pessoas em todo o País, com a participação ativa de artistas, influenciadores, times de futebol e personalidades esportivas, que ajudaram a disseminar a mensagem através de depoimentos na imprensa e nas redes sociais. Para a edição de 2024, as informações e atualizações da campanha também serão compartilhadas no Instagram, através do perfil @campanhamarcoazul.
Saiba mais sobre a campanha em https://www.marcoazul.org.br/
Assessorias de Imprensa:
Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED
Milton Júnior – [email protected] | (61) 99146-8892
Sociedade Brasileira de Coloproctologia – SBCP
Aline Thomaz – [email protected] | (21)99846-1967
Janaína Soares – [email protected] | (21) 98556-6816
Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG
Cristiane Delfim – [email protected] | (61) 99826-8140
ONG Zoé
Lidia de Santana- [email protected] |(11) 99102-5488