Março Azul - Notícias

TRE-PR adere à Campanha Nacional Março Azul

Publicado em 03 de março de 2023
TRE-PR adere à Campanha Nacional Março Azul

Matéria completa em: https://www.tre-pr.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Marco/tre-pr-adere-a-campanha-nacional-marco-azul

Nesta quarta-feira (1), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) aderiu à “Campanha Março Azul”, e a fachada do edifício-sede recebe iluminação azul durante todo o mês de março. Promovida pelas Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP) e pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a campanha está sendo realizada em todo território nacional, com o objetivo de incentivo ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer colorretal (CCR) por meio da prevenção primária e secundária.

Em 2023, a iniciativa tem o slogan “Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”. A campanha conta com parceiros institucionais junto de entidades médicas, além de matérias e entrevistas com médicos especialistas veiculados pela imprensa buscando visibilizar as orientações sobre a procura dos serviços de saúde e de exames preventivos.

Câncer colorretal (CCR)

Este tipo de câncer é um dos tumores malignos mais frequentes no mundo e um dos mais letais. Ele atinge o intestino grosso, chamado cólon, e o reto que é o segmento final, imediatamente antes do ânus. 

Os sintomas mais frequentes em pessoas com CCR é o sangramento durante as evacuações. Além disso, alterações do hábito intestinal, diarréia e intestino preso recorrentes, dor abdominal, sensação de constipação intestinal, perda de peso e fraqueza também são sintomas do câncer colorretal. Nestas situações é importante procurar orientação médica.

O diagnóstico inclui o toque retal e o encaminhamento para a realização de outros exames como a colonoscopia. A colonoscopia é um exame endoscópico do intestino grosso, e é considerada a melhor forma de diagnóstico e de tratamento das lesões menores. Para as lesões mais avançadas é necessário realizar biópsias. Radiografias também são realizadas para que as paredes intestinais fiquem visíveis, permitindo que qualquer anormalidade seja vista.

Diagnóstico precoce

Apesar de pouco falado, o câncer colorretal é bastante frequente na população brasileira, por conta disso, é importante o diagnóstico precoce. A fase inicial da doença não apresenta muitos sintomas e é silenciosa, mas a chance de cura nesse estágio chega a 90% com tratamentos como a colonoscopia, evitando um procedimento cirúrgico maior. Já nas fases avançadas, quando apresenta a maioria dos sintomas, a chance de cura cai significativamente.

Texto: Luiza Sarubbi
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Lamartine de Macedo de Lima

Realização
Apoio Institucional
Parceiros Oficiais