Imagem de Freepik
Matéria original em: https://www.tre-se.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Marco/campanha-nacional-marco-azul-2023
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) aderiu à Campanha Nacional Março Azul 2023, promovida pelas Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP) e pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).
A campanha objetiva conscientizar a população e os profissionais de saúde para a importância do diagnóstico e tratamento precoces do câncer colorretal (CCR), além de estimular a prevenção. Março é o mês oficial de combate à doença no Brasil. Assim, sua prevenção foi incluída no calendário da saúde pública.
Para mais informações acerca do Março Azul, clique no link a seguir: site oficial da Sobed.
Sobre o Câncer Colorretal
O câncer colorretal (CCR) atinge o intestino grosso ou o reto, e é o segundo tipo de tumor mais comum no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa brasileira de novos casos é de 20,5 mil em homens e 20,4 mil em mulheres, além de cerca de 20 mil óbitos.
Como todo câncer, o colorretal tem tratamento e é frequentemente curável se detectado precocemente. Porém, quando a doença está espalhada, com metástases para o fígado, pulmão ou outros órgãos, as chances de cura são reduzidas.
Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver o câncer de colorretal são: idade igual ou acima de 50 anos, obesidade, ingestão de alimentos gordurosos e industrializados. O consumo de alimentos defumados, como salsichas, mortadela, linguiças, presuntos, bacon e a ingestão excessiva de carne vermelha também aumentam o risco do surgimento da doença.
Por isso, é importante a prática da atividade física, a alimentação saudável, principalmente rica em fibras. A nutrição balanceada, além de promover um bom funcionamento do intestino, também ajuda no controle do peso corporal.
Com informações do Ministério da Saúde.