O mutirão para exame de colonoscopia, em Natal, conta com mais dois dias de ações ao longo desta semana. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a iniciativa acontece dentro das comemorações do Março Azul, campanha voltada à conscientização da prevenção e detecção precoce do câncer colorretal.
A colonoscopia é um exame que avalia toda a extensão do intestino grosso em busca de lesões, sendo o principal exame para detecção do câncer colorretal. O mutirão para ofertar os exames teve início no último sábado (22) e domingo (23). As próximas ações estão previstas para este sábado (29) e domingo (30).Play Video
Fernanda Otaviano, enfermeira e diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DRAC) da SMS Natal, comenta sobre o sucesso da ação. Segundo ela, dos 30 pacientes que estavam agendados para o sábado (22), não foi registrada nenhuma falta. “Todos os pacientes estavam bem satisfeitos, felizes, pois tinham pessoas há bastante tempo na fila”.
Marilene Nogueira de Araújo espera há dois anos pela colonoscopia, e elogiou a iniciativa da prefeitura. “Achei muito boa a ideia desse mutirão para ajudar pessoas, que, assim como eu, não têm condições de pagar por esse exame. Eu sentia uma ardência no meu estômago e a médica pediu para o encaminhamento e surgiu esse mutirão, então hoje estou aqui para realizar o exame”.
O câncer colorretal é caracterizado pelo surgimento de tumores no intestino grosso (também conhecido como cólon ou reto), e pode ser causado por diversos fatores, como o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, o baixo consumo de cálcio, tabagismo e obesidade. Geralmente se desenvolve a partir de lesões benignas que crescem na parede interna do intestino grosso, é tratável se descoberto precocemente.
Texto originalmente publicado em: https://tribunadonorte.com.br/natal/mutirao-para-exame-de-colonoscopia-em-natal-termina-neste-domingo/