Março Azul - Notícias

CJF adere à campanha “Março Azul” sobre prevenção do câncer colorretal

Publicado em 03 de março de 2023
CJF adere à campanha “Março Azul” sobre prevenção do câncer colorretal

Matéria original em: CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL
https://www.cjf.jus.br/cjf/noticias/2023/marco/cjf-adere-a-campanha-201cmarco-azul201d-sobre-prevencao-do-cancer-colorretal

O Conselho da Justiça Federal (CJF) aderiu à campanha nacional “Março Azul”, que visa conscientizar a população da importância do diagnóstico e do tratamento precoce do câncer colorretal (CCR), bem como estimular sua prevenção. Durante todo o mês, o edifício-sede do CJF ficará iluminado com a cor azul.  

A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), juntamente com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), e tem como lema este ano “Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”. 

 O câncer colorretal atinge o intestino grosso ou o reto e é considerado pela SOBED o terceiro tipo de câncer mais comum, mais frequente e que mais mata no Brasil, atingindo cerca de 40 mil pessoas por ano.  

Já o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que, em cada ano do triênio 2023-2025, serão diagnosticados aproximadamente 46 mil novos casos de câncer colorretal, correspondendo a cerca de 10% do total de tumores registrados no País.  

Cuide-se! Tire suas dúvidas sobre o câncer colorretal no site da campanha.  

Previna-se 

O câncer colorretal apresenta maior risco nas pessoas que têm familiares com a doença e naquelas com hábitos de vida pouco saudáveis.  

Como medida de prevenção, recomenda-se que sejam adotadas práticas mais saudáveis no dia a dia, como: 

  • evitar o tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas; 
  • fazer atividade física com regularidade; 
  • ter uma alimentação rica em fibras, livre de alimentos ultraprocessados e de açúcares, com ingestão reduzida de carnes vermelhas; 
  • estar em dia com consultas médicas; 
  • fazer o rastreamento, que é a procura de uma doença em pessoas que não têm sintomas.  

Diagnóstico e tratamento 

Fique atento! O câncer colorretal tem cura. Para aumentar a possibilidade de vencer o tumor, é necessário buscar um diagnóstico precoce e um tratamento rápido, seguindo as orientações do seu médico. A fase de diagnóstico influencia diretamente nas chances de cura, podendo apresentar uma probabilidade que varia de 10 a 95%. 

Além de se prevenir, é importante ficar alerta para os sinais, tais como sangue nas fezes; alteração no hábito intestinal; e dor abdominal, com cólica e emagrecimento sem uma causa conhecida. Ao primeiro sinal desses sintomas, procure um gastroenterologista, um clínico geral ou um médico de família.  

A doença será tratada de acordo com o estágio do câncer, podendo ser por meio endoscópico, com remoção do tumor por intermédio de colonoscopia, ou, nos casos mais avançados, com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. 

Realização
Apoio Institucional
Parceiros Oficiais